Respostas para as 3 dúvidas mais comuns de quem está pensando em gerar sua própria energia

Neste artigo vamos responder as dúvidas mais comuns daqueles que nos procuram querendo saber mais sobre energia solar.

1: Compro agora ou é melhor esperar?

Muitos consumidores acreditam que o custo dos painéis ainda vai diminuir muito por avanços tecnológicos. Embora seja verdade que nos últimos 40 anos o preço caiu drasticamente, já faz alguns anos que a redução do custo para o cliente final não supera o custo de oportunidade. Isso significa que a economia de gerar a sua própria energia tem sido bem maior que a redução de preço de um ano para o outro.

Além disso é possível que no futuro algumas políticas e incentivos para quem investe em energia solar mudem, como o governo já sinalizou. Aqueles que adotarem a energia solar antes das mudanças na regra garantem o direito de usufruir dos benefícios atuais por muitos anos.

2: Por que investir na energia solar e não em outra aplicação?

Retorno financeiro: Com um sistema fotovoltaico você pode reduzir em até 95% a sua conta de energia, tendo um tempo de retorno médio do investimento de 4,5 anos. Se trata de um investimento seguro com uma taxa de retorno muito atraente e bem superior quando comparada à outras alternativas de renda fixa.

Proteção contra aumentos: Os brasileiros sabem como funciona, todo ano recebemos a notícia dos aumentos na tarifa de energia e quase sempre este aumento é bem significativo. Quando é você que gera sua própria energia o impacto destes aumentos é muito menor, pois na prática eles incidem apenas sobre aqueles 5% a 10% da conta que você ainda precisa pagar, e não sobre o total.

Aspecto ambiental: Ao adquirir um sistema de energia solar você passa a consumir uma energia 100% limpa e renovável, deixando de emitir gases nocivos como o CO2 na atmosfera. No caso de empresas isso de quebra ainda eleva a sua marca e pode resultar em mais clientes lá na frente.

3: Se a energia solar é tão boa por que nem todos tem ainda?

No Brasil é desde 2012 através da REN 482 da ANEEL que estamos autorizados a gerar a nossa própria energia, desde então o número de sistemas fotovoltaicos cresce mais de 200% ao ano. Na data desta publicação 317 mil unidades consumidoras por todo Brasil já são beneficiadas por um sistema fotovoltaico.

Em vários casos as pessoas entendem que por ser um investimento alto, devem primeiro guardar o capital necessário para fazer a compra direta, mas esta não é a única opção. Felizmente existem cada vez mais linhas de crédito no Brasil voltadas para a energia solar e elas possuem taxas bem atraentes, está ficando cada vez mais fácil investir em energia solar.

Muitas vezes o que falta para tomar essa decisão é uma boa conversa com alguém que entende do assunto e pode esclarecer todas as dúvidas a respeito. Nos procure na Geração Solar para ter o auxilio de um especialista orientando você na compra de um sistema que atende às suas necessidades por um preço acessível. Você também pode pedir um orçamento preenchendo o formulário através deste link.

Eduardo Troller
Eduardo Troller
Diretor da Geração Solar Engenharia e Eng. Eletricista formado na UFRGS