Quanto de energia gera cada painel fotovoltaico?

Essa dúvida é muito comum entre os interessados em energia solar, afinal quantos painéis eu preciso? E a resposta é: depende. Depende principalmente destes 3 fatores:

1 – A potência nominal dos painéis

Cada modelo de painel solar tem um potencial de geração de energia, que é dada em Wp(Watt-pico), esta é a potência gerada pelo painel quando em condições ideais (1000W/m² e C°25). Este número é muito importante pois diz ao profissional que está dimensionando o sistema quanta energia aquele painel é capaz de gerar em condições ideiais, mas quanta energia ele vai gerar de fato ainda depende dos outros 2 fatores.

2 – Localização

É fato que a quantidade de energia solar que atinge os painéis depende de lugar no mundo onde eles estão instalados. Em geral locais com clima seco e próximo ao equador são excelentes para gerar energia solar, e lugares muito próximos dos polos e onde está sempre nublado não são tão atraentes. O mapa abaixo mostra o potencial de geração fotovoltaica ao redor do mundo.

Além do clima e da latitude deve se avaliar os arredores do local de instalação, árvores e prédios próximos que projetem sombra sobre os painéis podem impactar bastante na produção de energia.

3 – Orientação

O último fator que influencia de forma significativa a produção de energia é para onde os painéis estão apontados. A orientação ideal para nós no hemisfério sul é apontar os painéis para o norte, a inclinação vai depender da latitude do local. Em Lajeado e região a inclinação ideal fica entre 20° e 30°. Importante destacar que mesmo quando usamos orientações e inclinações não ideais as perdas são pequenas, por exemplo apontando um painel diretamente para o Oeste com inclinação de 15° as perdas seriam de apenas 11%.

Exemplo prático:

Um painel instalado em Lajeado, com potência de 400Wp, que tenha 10% de perdas em função da orientação não ser perfeita, vai gerar uma média de 41 kWh por mês ao longo do ano. Então uma casa que consome em média 410 kWh por mês precisaria de 10 painéis instalados desta forma para ter o desconto máximo na sua conta de luz. Obtive este resultado com o software PVsyst, uma ferramenta profissional para o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos que calcula a produção de energia com base nas informações abordadas neste post.

Para saber quantos painéis você precisa entre em contato com a gente através deste link

Eduardo Troller
Eduardo Troller
Diretor da Geração Solar Engenharia e Eng. Eletricista formado na UFRGS