Quais são as etapas até eu ter meu sistema fotovoltaico funcionando?

Ter na nossa casa ou empresa, um gerador de energia particular, sincronizado com a rede da concessionária não é nada simples do ponto de vista técnico. Foram precisos muitos avanços tanto na tecnologia quanto na regulação para chegar no ponto em que estamos hoje, onde milhares de consumidores geram a sua própria energia sem causar qualquer problema ao sistema. No Brasil foi a partir da Resolução Normativa n° 482/2012 da ANEEL que o consumidor passou a ter o direito de conectar o seu gerador na rede da concessionária, o que dispensa o uso de baterias e torna o investimento em energia solar muito mais rentável e ecologicamente correto. As etapas estabelecidas pela ANEEL são as seguintes:

1: Solicitação de Acesso

É feita pela empresa responsável pela instalação, devem ser preenchidos uma série de documentos informando a intenção de conectar um gerador na rede, incluindo projeto, especificação técnica, dados do cliente e certificados dos equipamentos a serem utilizados.

2: Emissão do Parecer de Acesso

A distribuidora deve responder a solicitação em até 15 dias para sistemas até 75kW e em até 30 dias para sistemas maiores.

3: Instalação do Equipamento

Essa parte é com a empresa contratada e pode mudar caso a caso. Os dias de trabalho no local variam conforme o tipo de telhado e quantidade de painéis, sistemas pequenos podem ser instalados em um ou dois dias. Entra neste prazo também o tempo de frete dos produtos e o agendamento da instalação em um dia de sol. Vamos assumir um limite de 30 dias nesta etapa.

4: Solicitação da Vistoria de Instalação

Uma vez concluído o trabalho a empresa responsável deve informar a concessionária para que ela envie um técnico conferir a conformidade da instalação.

5: Visita de Vistoria

Dentro de 7 dias corridos, um profissional da distribuidora deve fazer a vistoria na unidade.

6: Aprovação

Após a aprovação, a concessionária tem mais 7 dias corridos para trocar o medidor da unidade por um modelo bidirecional. Este novo medidor mede tanto a energia que entra quanto a que sai da unidade, permitindo o aproveitamento dos créditos quando a energia gerada for maior que a consumida.


Estas são as etapas de homologação do início ao fim, somando todos os prazos e período de instalação o tempo entre fechar o negócio até ter o seu sistema gerando energia com o sol não costuma passar de 60 dias. Para saber quando você precisaria investir para reduzir a sua conta de luz em até 95% entre em contato com a gente neste link.

Eduardo Troller
Eduardo Troller
Diretor da Geração Solar Engenharia e Eng. Eletricista formado na UFRGS