Diferenças entre Micro Inversor x Inversor Central

 

Os inversores centrais e micro inversores são equipamentos que convertem a energia elétrica. Eles transformam a energia dos painéis solares na energia que usamos nas nossas casas. É essencial ter um dos dois para o sistema funcionar.

Embora tenham a mesma função, existem diferenças entre os dois, com vantagens e desvantagens dos dois lados. Como resultado, a escolha vai depender tanto do tamanho do sistema quanto das preferências do cliente.

Inversor Central

Vai instalado na parede, a conexão dos painéis no inversor é feita em série.

Os componentes de um solar fotovoltaico — WGSOL

Vantagens

  • A principal vantagem é o custo reduzido em relação ao micro inversor. A diferença aumenta com o tamanho do sistema , portanto o inversor central é a opção escolhida em 99% dos sistemas de maior porte.
  • Monitoramento integrado, os inversores centrais já vem com essa facilidade de fábrica, bastando para isso que conecte o inversor à rede de internet.

Desvantagens

  • É necessário um local ventilado, de fácil acesso e onde não circulam pessoas.
  • Por ser um único equipamento, em caso de manutenção ou falha o sistema inteiro fica desligado até a situação ser resolvida.
  • O inversor central é menos versátil, pois todos os painéis conectados em uma entrada do inversor precisam estar apontando na mesma direção e precisam ter a mesma potência.
  • Como os painéis estão conectados em série, se um deles tiver um problema ou imperfeição isso vai prejudicar o desempenho dos demais.

Micro Inversor

Fica instalado no telhado, em baixo dos painéis. Normalmente se usa um micro inversor para cada 4 placas solares.

Imagem 10 passos para você escolher o melhor microinversor

Vantagens

  • Possibilita o monitoramento individual de cada painel, isto é, você vai poder ver quanto cada painel está gerando.
  • Em caso de parte dos painéis estarem na sombra ou um deles estar mais sujo, isto não prejudica o desempenho do resto do sistema pois cada painel tem a sua entrada no micro inversor.
  • A garantia de fábrica do microinversor parte de 12 anos e pode ser estendida até 25 anos enquanto a garantia dos inversores centrais na maioria dos casos é de 5 anos.
  • Com micro inversores a instalação fica mais flexível, porque se for necessário ampliar o sistema no futuro basta comprar mais um microinversor e adicionar ele ao sistema. Além disso nos micro inversores a ampliação do sistema pode ser feita com painéis de potências diferentes, você não fica dependende de achar um painel com a mesma potência dos demais.

Desvantagens

  • Embora essa diferença venha caindo, os micro inversores são mais caros principalmente para sistemas de maior porte. Nos sistemas residenciais a diferença de preço não é tão grande perto de todas as vantagens por isso esta tem sido a nossa primeira opção para clientes com este perfil.

O que achou?

Agora você já conhece as principais características de ambas tecnologias e pode avaliar qual faz mais sentido para você. Se ficou alguma dúvida entre em contato que a gente te ajuda.

Eduardo Troller
Eduardo Troller
Diretor da Geração Solar Engenharia e Eng. Eletricista formado na UFRGS
Open chat