Desde a década de 1960 é calculado o Dia da Sobrecarga da Terra, uma medição que busca ilustrar a demanda global por recursos ecológicos renováveis e os serviços que eles fornecem. Com base nesse cálculo, a cada ano é estipulado o dia em que passamos a usar mais recursos naturais do que a Terra seria capaz de prover ou de se regenerar. Neste ano, a data foi atingida no dia 22 de agosto conforme o New Economics Foundation, uma organização parceira da Global Footprint Network.
A data coloca em evidências algumas medidas que podem ser tomadas para contribuir com uma vida mais sustentável. Uma delas é o uso de energia fotovoltaica, ou seja, a captação da luz solar e transformação em energia elétrica para uso em residências e empresas. A energia fotovoltaica é considerada renovável e limpa, pois os recursos naturais podem ser usados de forma abundante e renovável, sem afetar o meio ambiente.
De acordo com o diretor da Geração Solar Engenharia, Eduardo Troller, a análise sobre o investimento precisa ser avaliado em cada caso, considerando algumas variáveis como localização da residência ou empresa e inclinação do telhado . “De forma geral, clientes que paguem um valor maior do que a taxa mínima da conta de luz já se beneficiam do investimento para a instalação da energia fotovoltaica. Na maioria dos casos o retorno sobre esse investimento acaba se pagando em até cinco anos”, explica.
Em Forquetinha, por exemplo, o Posto Tuia optou pelo uso da energia solar fotovoltaica no empreendimento por ser uma energia limpa e renovável, além da relação entre custo e benefício, já que o sistema tem uma longa vida útil. “O valor da conta reduziu em torno de 90% e o retorno financeiro é superior a outros investimentos. A Geração Solar me apresentou uma proposta com qualidade e preço justo. Me deu todo o suporte necessário, desde o projeto até a instalação”, afirma Heitor Luiz Groders, proprietário do Posto Tuia.
Peça receber uma proposta que atenda as suas necessidades basta entrar em contato que nós te ajudamos.