Energia fotovoltaica proporciona mais economia e sustentabilidade no dia a dia

Desde a década de 1960 é calculado o Dia da Sobrecarga da Terra, uma medição que busca ilustrar a  demanda global por recursos ecológicos renováveis e os serviços que eles fornecem. Com base nesse cálculo, a cada ano é estipulado o dia em que passamos a usar mais recursos naturais do que a Terra seria capaz de prover ou de se regenerar. Neste ano, a data foi atingida no dia 22 de agosto conforme o   New Economics Foundation, uma organização parceira da Global Footprint Network.

 

A data coloca em evidências algumas medidas que podem ser tomadas para contribuir com uma vida mais sustentável. Uma delas é o uso de energia fotovoltaica, ou seja, a captação da luz solar e transformação em energia elétrica para uso em residências e empresas. A energia fotovoltaica é considerada renovável e limpa, pois os recursos naturais podem ser usados de forma abundante e renovável, sem afetar o meio ambiente.

 

De acordo com o diretor da Geração Solar Engenharia, Eduardo Troller, a análise sobre o investimento precisa ser avaliado em cada caso, considerando algumas variáveis como localização da residência ou empresa e inclinação do telhado . “De forma geral, clientes que paguem um valor maior do que a taxa mínima da conta de luz já se beneficiam do investimento para a instalação da energia fotovoltaica. Na maioria dos casos o retorno sobre esse investimento acaba se pagando em até cinco anos”, explica.

 

Em Forquetinha, por exemplo, o Posto Tuia optou pelo uso da energia solar fotovoltaica no empreendimento por ser uma energia limpa e renovável, além da relação entre custo e benefício, já que o sistema tem uma longa vida útil. “O valor da conta reduziu em torno de 90% e o retorno financeiro é superior a outros investimentos. A Geração Solar me apresentou uma proposta com qualidade e preço justo. Me deu todo o suporte necessário, desde o projeto até a instalação”, afirma Heitor Luiz Groders, proprietário do Posto Tuia.

Peça receber uma proposta que atenda as suas necessidades basta entrar em contato que nós te ajudamos.

Eduardo Troller
Eduardo Troller
Diretor da Geração Solar Engenharia e Eng. Eletricista formado na UFRGS