Como saber quais marcas de inversores solares são mais confiáveis?

Ao avaliar um orçamento de energia solar pode surgir a seguinte dúvida: Será que esta marca de Inversor é boa? Neste post vou tentar esclarecer esta dúvida abordando as 5 principais características a serem consideradas e quais as marcas que escolhemos para trabalhar na Geração Solar:

1: Qualidade e confiabilidade

Não é aconselhável economizar na hora de escolher o inversor, afinal ele é o equipamento mais sofisticado do sistema fotovoltaico e também o coração do sistema por onde passa toda a energia gerada pelos painéis. É importante procurar uma marca com vários anos de mercado, quanto mais melhor, e bem avaliada pela sua base de clientes e profissionais do mercado.

2: Suporte e pós-venda

Aquele setor da empresa que a gente torce para nunca precisar mas se acontecer é fundamental ser bem atendido. Escolha marcas que tenham um bom nível de presença no Brasil com pelo menos parceria com uma autorizada para dar suporte aos seus equipamentos. Procure saber se caso necessária a troca em garantia o novo inversor é enviado com agilidade ou o fornecedor pede que antes o equipamento com defeito seja enviado para análise, fuja de quem tem um processo demorado.

3: Garantia

Os inversores vem com garantia mínima de 5 anos, podendo chegar à 25 anos de garantia no caso dos inversores SolarEdge com garantia extendida. A recomendação aqui é adquirir um produto com pelo menos 7 anos de garantia e principalmente que venha de uma empresa sólida. Não adianta comprar um equipamento com longas garantias se quando for precisar dela a empresa fabricante não existe mais.

4: Monitoramento

Uma função do inversor que por vezes os clientes desconhecem ou não dão a devida importância, é através do monitoramento online que acompanhamos a produção de energia de nossa usina fotovoltaica. Um inversor conectado à internet também permite enviar notificações ao instalador e proprietário caso ocorra algum erro. Prefira modelos com monitoramento integrado no aparelho, hoje em dia a maioria já tem esta tecnologia.

5: Preço

Agora que já definimos melhor o que procurar em um inversor e filtramos os melhores modelos podemos olhar para este requisito. Os preços dos diferentes modelos podem variar ao longo do ano portanto não é possível fazer uma lista dos inversores com melhor custo benefício pois isto muda constantemente. A dica é pesquisar e atualizar os orçamentos antes de tomar uma decisão.

As nossas escolhidas

Na Geração Solar Engenharia não temos contrato de exclusividade com um fornecedor específico, o que permite escolher entre diversos fornecedores diferentes o que é melhor para o nosso cliente. Entre as marcas de inversores com presença no Brasil que confiamos estão: ABB, APSystems, Hoymiles, Canadian Solar, Fronius, Renovigi, SolarEdge, Solis, SMA, Growatt entre outras. Felizmente no Brasil temos um mercado em expansão com cada vez mais opções de bons inversores, se a marca do seu inversor não está aqui e você tem dúvidas sobre a qualidade dele nos procure para saber mais.

Eduardo Troller
Eduardo Troller
Diretor da Geração Solar Engenharia e Eng. Eletricista formado na UFRGS