Como Funciona a Energia Solar

Solução sustentável, a geração de eletricidade por meio de sistemas solares está cada vez mais presente em unidades residenciais e comerciais. É uma opção para economizar na conta de luz e ao mesmo tempo contribuir para a redução da emissão de gases nocivos ao meio ambiente. Antes de adquirir o seu sistema fotovoltaico, é importante entender o seu funcionamento.

Como Funciona:


 

1: A primeira etapa do processo é o contato da luz do sol com o painel fotovoltaico, que gera uma corrente elétrica.

Ao contrário do que muitos pensam não é o calor que gera a energia e sim o fenômeno que acontece quando a luz do sol reage com o material semicondutor da célula fotovoltaica.

Este fenômeno é chamado de efeito fotovoltaico.


 

2: A energia gerada pelo painel não é compatível com os nossos utensílios domésticos, isso porque nós recebemos da concessionária energia alternada e a energia do painel é contínua.

Além disso a energia dos painéis solares pode ser bastante instável dependendo das condições climáticas.

Para resolver estes problemas entra em ação o inversor, este equipamento de alta tecnologia adapta a energia gerada pelos painéis, seja ela qual for naquele momento, à energia que a concessionária entrega.

Por isso muitos chamam o inversor de coração do sistema fotovoltaico.

 


 

3: É de se esperar que o sistema produza mais ou menos energia do que está sendo consumida em um dado instante, afinal a produção depende da luz do sol.

A solução para não desperdiçar nada e não depender de um banco de baterias é o sistema conectado à rede.

Neste sistema sempre que há produção em excesso a energia é “emprestada” para a concessionária e o medidor registra isso como um saldo a ser abatido depois na conta de luz.

 


 

4: Um benefício pouco conhecido da energia solar é que a energia injetada pelo inversor fotovoltaico é de altíssima qualidade e não sofre oscilações, o que não costuma ser o caso da energia fornecida pelas concessionárias.

Com uma energia de maior qualidade a tendência é aumentar a vida útil dos equipamentos elétricos e lâmpadas.

 


 

5: Durante a noite o sistema não gera energia alguma, nestes momentos toda a energia vem da concessionária.

Se o sistema for dimensionado de acordo, toda energia que usamos da concessionária pode ser abatida pela energia em excesso que enviamos para a rede nos dias bons, assim na conta de luz será cobrado apenas a taxa mínima e impostos.


 

Entre em contato com a gente e peça seu orçamento sem custo.

Eduardo Troller
Eduardo Troller
Diretor da Geração Solar Engenharia e Eng. Eletricista formado na UFRGS