Como eu sei se um painel solar é de qualidade?

Essa é uma dor muito comum que percebemos nos clientes que estão pensando em adquirir o seu sistema de energia solar e comparando orçamentos. Basicamente todos os fabricantes de painéis fotovoltaicos são nomes desconhecidos para o grande público, como então saber quais marcas são mais confiáveis? Quais fabricantes tem o melhor processo de produção? Vamos compartilhar algumas dicas para esclarecer este assunto.

Primeiro vamos definir quais as características de um excelente painel fotovoltaico:

1: Entregar o que promete

É o óbvio mas precisa ser dito, todo painel tem uma potência nominal, que é a potência que ele entrega quando exposto à uma condição que simula a luz solar de 1000W/m² e 25 °C. Um painel solar de qualidade deve entregar exatemente a potência que está descrita nas suas características técnicas.

2: Resistência ao clima

Os painéis ficam expostos ao tempo sofrendo com temperaturas extremas, variações bruscas de temperatura, chuva e humidade. É fundamental que um bom painel solar seja super resistente aos efeitos de uma clima severo.

3: Baixa degradação

Painéis fotovoltaicos degradam com o tempo, isto é, com o passar dos anos a produção de energia deles vai diminuindo aos poucos. Praticamente todos os fabricantes dão a garantia de que em 25 anos os painéis ainda vão gerar pelo menos 80% da energia que geravam quando novos, mas claro que quanto menor for essa degradação melhor

Como eu sei quais fabricantes atendem estes requisitos?

É aí que entra a PVEL (PV Evolution Labs), se trata de um laboratório independente que realiza testes muito rigorosos com painéis de todos os melhores fabricantes com o objetivo de descobrir seus limites. De forma simplificada eles “torturam” os painéis simulando ambientes super agressivos e testam o seu funcionamento depois. Um dos testes envolve colocar um painel onde a temperatura é reduzida para -40°C e depois elevada para 85°C, esta variação de temperatura é repetida 800 vezes. Em outro teste o painel é mantido em um ambiente a 85°C e 85% de humidade durante 84 dias. São 5 testes no total e para cada aprovação o painel recebe um prêmio de “Top Performer” no ano. Esta é a lista de fabricantes “Top Performers 2020” e a média de aprovações por modelo de painel testado em 2020:

Fabricante
Aprovações por painel testado
REC Group
4
Astronergy
3,67
Canadian Solar
3
Silfab
3
Adani/Mundra
3
Suntech
3
Panasonic
3
ZNShine
3
First Solar
3
Hanwha Q CELLS
2,25
HT-SAAE
2
JinkoSolar
2
Heliene
2
Vikram Solar
1,75
Trina Solar
1,67
LONGi Solar
1,53
GCL-SI
1,25
Boviet Solar
1
JA Solar
1
Seraphim
1
Sunergy (CSUN)
1
SunPower
1

Os resultados deixam claro como o teste é rigoroso, mesmo os melhores não conseguiram atingir a nota máxima nos testes.

Bloomberg Tier 1 Ranking

Outra informação que vale a pena ser consultada é o ranking da Bloomberg, ele não mede a qualidade dos painéis mas sim a saúde financeira da fabricante. Aqui o que mais conta é o volume de painéis fabricados, não necessariamente a qualidade. Na lista mais recente divulgada na data desta publicação as 10 primeiras colocadas são:
Fabricante
Pontuação
LONGi Solar
23000
Jinko
18000
Canadian Solar
13500
JA Solar
13000
Trina
13000
Risen
11100
QCells
10700
Suntech
9500
GCL Systems
7200
Talesun
7000

Com estas informações em mãos fica mais fácil saber quais painéis a gente pode confiar. Na Geração Solar avaliamos a reputação de cada marca antes de apresentá-la aos nossos clientes.

Eduardo Troller
Eduardo Troller
Diretor da Geração Solar Engenharia e Eng. Eletricista formado na UFRGS